CONFESSO-ME COM FÉ – ՀԱՒԱՏՈՎ ԽՈՍՏՈՎԱ ՆՒՄ (HAVADOV KHOSDOVANIM)

  1. Confesso-me com fé e prostro-me diante de Ti, Pai, Filho e Espírito Santo, Natureza não criada e imortal. Criador dos Anjos e dos homens, e de tudo o que existe. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  2. Confesso-me com fé e prostro-me diante de Ti, Luz indivisível, Santíssima Trindade unida, Divindade única, Criador da Luz e Dissipador das trevas! Dissipa da minha alma as trevas dos pecados e da ignorância; ilumine a minha mente nesta hora, para que eu possa rezar de acordo com a Tua vontade e obter de Ti o que vou pedir. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  3. Pai celestial, Deus verdadeiro, que enviaste Teu Filho amado, em busca da ovelha transviada; pequei contra o céu e diante de Ti. Acolhe-me como o filho pródigo e veste-me com a primeira túnica, da qual me desnudei por meus pecados. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  4. Filho de Deus, Deus verdadeiro, que Te humilhaste descendo do seio Paterno, e Te encarnaste da Santíssima Virgem Maria para nossa salvação. Foste crucificado, sepultado, ressuscitaste dos mortos e subiste gloriosamente ao Pai. Pequei contra o céu e diante de Ti. Redorda-Te de mim, como do bom ladrão, quando estiveres no Teu Reino. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  5. Espírito de Deus, Deus verdadeiro, que desceste ao rio Jordão e ao Cenáculo, e me iluminaste com o Batismo. Pequei contra o céu e diante de Ti. Purifica-me, Senhor, novamente, com Teu fogo divino, como purificaste os Santos Apóstolos, com as Línguas de Fogo, e tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  6. Natureza não criada pequei contra Ti na minha mente, na minha alma e no meu corpo. Por amor ao Teu Santo Nome, não recordes de meus pecados passados. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  7. Observador de todas as coisas, pequei contra Ti com pensamentos, palavras e obras. Apague o registro de minhas transgressões, e escreva o meu nome no Livro da Vida. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  8. Examinador dos segredos, pequei contra Ti, voluntária e involuntariamente, sabendo ou ignorando. Concede o perdão a mim, pecador, que desde meu nascimento na Santa Pia Batismal até hoje, tenho pecado diante de Tua Divindade, com os meus sentidos e com todos os membros de meu corpo. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  9. Senhor, Providência de todos, ponha Teu santo temor como guarda nos meus olhos, para não olhar maldosamente; nos meus ouvidos, para não escutar palavras maldosas; na minha boca, para não falar mentiras; no meu coração, para não pensar maldade; nas minhas mãos, para não fazerem injustiça; e nos meus pés, para não caminharem na senda da iniqüidade. Mas dirija, Senhor, esses movimentos, para que eles sigam sempre os Teus Mandamentos.  Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  10. Cristo, fogo vivo, inflame dentro de mim a chama de Teu Amor que lançaste sobre a terra, para que ele abrase as impurezas da minha alma, limpando a minha consciência e os pecados do meu corpo, e acenda, no meu coração, a Luz da Tua sabedoria, e tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  11. Sabedoria do Pai, ó Jesus, dá-me sabedoria, para que eu possa sempre pensar, falar e fazer aquilo que é bom, sempre em Tua presença. Livra-me dos maus pensamentos, palavras e ações. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  12. Senhor Benevolente, que preenches todas as vontades; Não me deixes caminhar pela minha própria vontade, mas guia-me, para que eu esteja caminhando sempre de acordo com a Tua boa vontade. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  13. Rei Celestial! Concede-me o Reino que prometeste a Teus amados. Fortaleça meu coração para detestar o pecado e amar somente a Ti e cumpri a Tua vontade. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  14. Protetor das criaturas, com o sinal da Tua Cruz, proteja a minha alma e meu corpo do pecado, das tentações dos demônios, dos homens injustos e de todos os perigos do corpo e da alma. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  15. Cristo, Protetor de todos, que Tua Destra me defenda, de dia e de noite, em casa ou a caminho. Dormindo ou acordado, para que eu não vacile jamais. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  16. Meu Deus, que abres Tuas mãos e cumulas todas as criaturas com tua misericórdia. A Ti eu me entrego; cuida de prover as necessidades da minha alma e do meu corpo, doravante até a eternidade. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  17. Convertedor dos desgarrados! Conver-te-me também dos maus hábitos para os bons hábitos. Imprime na minha alma a lembrança do dia terrível da morte, o temor do inferno e o amor do Teu Reino, e que eu me arrependa dos meus pecados, fazendo aquilo que é justo. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  18. Fonte de imortalidade! Faça jorrar do meu coração lágrimas de penitencia, como as da mulher pecadora, para que eu possa lavar os meus pecados antes de sair deste mundo. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  19. Doador de misericórdia! Presenteie-me para chegar a Ti com Fé verdadeira e correta, com boas obras e na comunhão de Teu Santo Corpo e Sangue. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  20. Senhor Benfeitor! Recomenda-me ao Anjo de Guarda, para que eu possa exalar minha alma em paz e passar sem temor pelos espíritos do mal que circulam debaixo do céu.  Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  21. Cristo, Luz Verdadeira! Faça a minha alma digna de ver, com alegria, a Luz de Tua Glória no meu último dia, e repousar com a esperança dos escolhidos na Morada dos Justos, até o dia do Teu grande advento. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  22. Juiz justo! Não entres em juízo com Teu servo, quando vieres com a glória de Teu Pai, a julgar os vivos e os mortos. Mas salva-me do fogo eterno e faça-me digno de ouvir o bem-aventurado apelo dos justos, para adentrar ao Teu Reino Celestial.
  23. Senhor todo-misericordioso! Tenha misericórdia de todos os que cêem em Ti, desde os meus parentes aos estranhos, dos conhecidos e desconhecidos, dos vivos e mortos. Concede o perdão aos meus inimigos, aos que me odeiam, às injúrias que me infligiram, e converte-os da maldade que eles têm contra mim, para que sejam dignos da tua misericórdia. Tenha misericórdia de Tuas criaturas e de mim, um grande pecador.
  24. Ó Rei Glorificado! Aceita as súplicas do Teu servo. Realiza no bem as minhas súplicas, pela intercessão da Santíssima Mãe de Deus, de São João Batista, de Santo Estevão Protomártir, de São Gregório nosso Iluminador, dos Santos Apóstolos, Profetas, Pregadores, Mártires, Patriarcas, Eremitas, Virgens e de todos os Teus Santos do Céu e da terra. A Ti glória e reverência, indivisível Santíssima Trindade, por séculos e séculos. Amém.

São Nercés Chenorhalí (o Agraciado) +1173, rito armênio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s